Thursday 30 December 2010

Poloniando...

Bem, como ja disse, perdi o voo pra Lituania e vim pra Polonia. Que pais legal!

Nosso destino final era Cracovia, mas como a viagem eh meio longa, resolvemos parar no meio do caminho e conhecer mais uma cidade. O itinerario era: Berlim, Poznan (somente pra trocar de trem) e Wroclaw onde iriamos passar a noite. No dia seguinte, pegariamos o trem novamente e seguiriamos pra Cracovia.

O primeiro trem era bem confortavel, no melhor estilo europeu. O ticket custou por volta de 35 euros. Como o trem estava vazio, ficamos com uma cabine so pra gente e aproveitamos as 3 horas e meia de viagem pra descansar. Chegando em Poznan, o que era pra ser uma troca rapida de trem virou um passeio pelo centro historico da cidade de 2 horas. Resultado: perdemos o trem!!! O bom eh que podiamos pegar qualquer um dos proximos trens (facil, ne?)

Depois de uma longa viagem, chegamos finalmente a Wroclaw. A viagem foi longa novamente, mas dessa vez muito desagradavel: trem velho (serio, muito velho!), fedido e gelado. O banheiro era quase impossivel de entrar...

Wroclaw eh mais charmosa do que Poznan e mais movimentada tambem. As 2 da manha ainda estava cheio de gente na rua mesmo com um frio de -10. Como nao tinhamos muito tempo porque tinhamos que acordar cedo e pegar o trem pra Cracovia no dia seguinte, resolvemos so andar rapidinho pelo centro e tirar umas fotos a noite. Na manha seguinte - primeira manha de ceu azul desde que cheguei a Europa, mais fotos pelo centro.

O ultimo trecho de trem, de Wroclaw a Cracovia, foi o mais desagradavel de todos: 5 horas no mesmo trem nojento, so que dessa vez a cabine estava lotada!!! Ah sim, essas passagens de trem dentro da Polonia sao super baratas, por volta de 40 dinheiros poloneses (10 euros!)

Todo a decepcao do trem foi embora quando chegamos a cidade: de fato, a mais bonita ate agora. Construcoes antigas que se misturam a modernidade do shopping center perto da estacao de trem com pessoas de todos os lugares da Europa chegando pra festa de Ano Novo.

Andamos pelas ruas tirando as primeiras fotos e depois fomos jantar. Na procura de algo tipico pra comer, a barreira da lingua nos atrapalhou um pouquinho: acabamos comendo burritos porque nao conseguimos entender o cardapio (bom, pelo menos eram burritos poloneses! rs)

Por hoje resolvemos que vamos somente dar uma volta num barzinho legal aqui perto e tomar uma vodka pra esquentar. Amanha, mais andadas pela cidade e, depois, Varsovia!

#beijomemandaemail

2 comments:

Taís said...

Hey, hey Arthur!!! A Polonia ta parecendo ser bem interessante e a vodka e sempre uma boa pedida ;) Bjs

Monika Rezende said...

Hummmm! Parece empolgado com a aventura, né??? como foi passar final de ano por ai?? Deve ter sido o máximo!!!
Haaaa....o que são "burritos"???
Fiquei curiosa!!!
beijocas