Sunday 2 January 2011

Auf wiedersehen, Berlin - Hej, Kobenhavn!!!

Ano novo, cidade nova!

Ate o momento, essa viagem tem sido nada menos do que emocionante. Ja teve conexoes e malas perdidas, atraso de metro que ocasionou perda de voo, viagem em trens fedidos... o ultimo dia de 2010 nao poderia ser diferente.

Ainda em Cracovia, nos demos conta de que haviamos comprado somente o ticket de ida pra Polonia. Mas e a volta? Eram quase 3 da manha quando comecamos a procurar trens pra voltar a Berlim pra passar a virada de ano. Obviamente, todos os trens, todos os voos, todos os onibus (ate todas as charretes, se bobear!) estavam lotados e nao havia uma unica vaguinha sequer. Pensamos em varias formas de chegar a Berlim mas nenhuma parecia viavel. O jeito foi contar com a sorte e ver no que dava, por isso, desistimos da procura em sites e decidimos ir dormir e tentar um ticket de ultima hora na propria estacao de trem.

Felizmente, conseguimos comprar a passagem de volta pra Berlim (mas cara do que gostariamos) e ela passaria por Varsovia onde teriamos que pegar outro trem, como tinhamos planejado. O problema era que levariamos 8 horas pra chegar a Berlim, se o trem nao atrasasse. Conseguir a passagem ja foi o que nossa (pouca) sorte permitiu, entao, nao foi surpresa alguma quando o trem atrasou! Chegamos a Varsovia e estava muuuuuito frio e com muita neve. Morrendo de medo de ter perdido o trem, comecamos a rodar as plataformas - que sao pessimamente sinalizadas - perguntando sobre o trem que iria a Berlim. Diferentemente de Cracovia, o povo de Varsovia se mostrou extremamente mal educado e mal preparado pra atender turistas: nao falavam ingles e, em algumas ocasioes, pareciam ter medo dos turistas! Meu amigo foi perguntar a um funcionario sobre o trem de Berlim e o cara enfurecidamente gritou um monte de escavusca perestroyka glasnost pra ele. Por causa da falta de informacao nas plataformas, fomos ate a bilheteria e, por uma questao de segundos, quase perdemos o trem que era a nossa unica chance de passar o ano novo em Berlim.

Chegamos em Berlim as 22:00 e as 23:00 estavamos em casa. Posso dizer que meu ano terminou melhor do que eu imaginava porque tao logo eu entrei em casa me deparei com a minha mala intacta!!!
A virada do ano eu passei na casa do meu amigo que mora em Berlim. Pela primeira vez, bebi vodka no lugar de champanhe. Depois fomos todos pra um bar/boate da regiao pra comemorar. La nesse bar, conheci outro casal de holandeses com quem fiquei conversando a noite toda. Trocamos email e eles ficaram muito interessados em me ciceronear quando eu chegar na Holanda.

O primeiro dia do ano foi de descanso e programinhas leves: fiz um tour rapido por algumas partes de Berlim e comprei umas bobagens (Daniel, voce ja tem bandeirinhas da Polonia e da Alemanha!!! rs)

Acordamos cedo hoje e as 6:00 ja estavamos dentro do trem indo pra rodoviaria. Ah sim, muito necessario dizer que as rodoviarias na Europa sao bem desorganizadas! Um tumulto so pra entrar nos onibus e, acreditem, nao tem banheiro no onibus.
A viagem de Berlim ate Copenhague levou por volta de 7 horas e ate que nao foi das piores. No meio do caminho tivemos a agradavel surpresa de que parte do trajeto seria feito de balsa! Entao, cruzamos o mar Baltico em direcao a Dinamarca, o que deu todo o charme a viagem.

Dinamarca, Dinamarca... A primeira vista, pareceu que estavamos entrando num condominio de luxo. Depois a paisagem foi mudando e, 2 horas depois, chegamos a Copenhague. A cidade lembra bastante Londres, com a diferenca que os carros trafegam na direita. Logo de cara, sentimos no bolso que estavamos num lugar ultra-mega desenvolvido: um capuccino me custou a bagatela de 29 coroas dinamarquesas - pouco mais de R$8,00! Nesse momento, sentimos muita saudade da Polonia, onde eramos praticamente milhionarios rs.

Ate o momento, Copenhague so esta me agradando porque posso falar em ingles que praticamente qualquer pessoa. Por outro lado, a maior parte das pessoas com quem falei nao fez questao de ser agradavel. Eles parecem frios (assim como o clima) e, algumas vezes, grossos. Fui tirar uma foto dos precos no Burguer King e o cara muito grosseiramente me disse que nao podia. Depois disso, pegou meu lanche e jogou na bandeja. Por pouco nao deu as costas e fui embora (mas da proxima vez nao passa!). Mas tambem sao muito disciplinados. Imaginem que aqui se o sinal esta fechado pra pedestres, ninguem atravessa a rua mesmo que nao venha carro algum, mesmo que esteja um frio de -2 as 10 da noite de um domingo!!!! E os motoristas, por sua vez, param sempre que veem um pedestre querendo atravessar uma rua que nao tem semaforo.

Nesse exato momento, preciso decidir se vou continuar viajando pela Escandinavia ou se vou direto pra Amsterdam e Londres. Certo eh que no proximo domingo eu preciso estar em Cambridge porque minhas aulas comecam na segunda. Sugestoes sao mais do que bem-vindas!!!!!!

#beijomemandaemail

4 comments:

Taís said...

Hey, hey Arthur!!! Pensei q vc estava no Portal de Brademburgo na virada, mas pelo visto vc teve boas entradas em Berlim mesmo assim ;) Estou curiosa por mais fotos, mas os posts continuam 10! Mil bjs :)

Maria Lúcia said...

Arthur,
Você fez-me rir com suas aventuras.
Acredito que essa vai ser uma viagem memorável.
Beijos.

Monika Rezende said...

Arthur,
Não sabia que você era tão engraçado....Dou boas risadas lendo suas aventuras!!!
Eta viagem inesquecível,heim???
beijocas
Monika Rezende

Anonymous said...

Whether you are acquiring the purse for private use, or as a gift, you can't go wrong with wedding pearl jewelry is absolutely wonderful gift, with absolutely nothing much less than a prestigious name. Though drop pearl earrings is popular for some people in this existing economic time, the acquire is absolutely worth each penny you are spending! i wish article about pearl necklace with pendant will be seen from you。thank you.