Monday 3 January 2011

Ainda em Copenhague

Dia de ceu azul na capital da Dinamarca. A temperatura, entretanto, nao subiu nada. Hoje fez -5 graus mas com uma brisa que conseguiu me incomodar por varias vezes. Ja nao eh surpresa pra mim sentir os musculos do meu rosto congelando a ponto de ter que fazer uma forcinha pra falar rs.

Apesar de ter sido um dia de ceu claro e perfeiro pra tirar fotos, meu parceiro de aventuras e eu decidimos que queriamos fazer uma coisa diferente. Como ja deve ter dado pra perceber, nao gostamos muito de coisas planejadas ate o ultimo minuto, pelo contrario! Quase todas as vezes que fizemos planejamento minucioso deu alguma zebra.

Ao sair do albergue hoje de manha, conversamos um pouco com o recepcionista, que foi extremamente simpatico e disposto a ajudar, e ele nos informou como chegar nos pontos turisticos da cidade como a Pequena Sereia, o Jardim Tivoli (que esta fechado ate abril) e ao Castelo Rosenborg pra ver a troca da guarda (que nao nos despertou curiosidade porque nao deve ser muito diferente da de Londres). Acabamos por nao ir, imediatamente, a nenhum dos pontos que ele ensinou porque queriamos algo diferente. Depois ate visitamos a "Pequena Sereia" pra descobrir que ela eh, de fato, pequena (tadinha!). Tao pequena que da pra passar despercebida facilmente. Pra mim, a melhor atracao la da praia onde ela esta foi ver a propria praia totalmente congelada. Seguindo a ideia de um brasileiro que encontrei la, peguei um pedaco da agua do mar congelada e comi pra ver se era salgadinho... E nao eh que era mesmo?!
Como procuravamos algo bem diferente, pegamos o trem, cruzamos a "Ponte da Amizade versao escandinava" e fomos ate Malmo, na Suecia.

Depois de apenas 30 minutos num trem mega luxuoso e cheio de gente linda e loira, chegamos a Malmo. Primeira impressao: a Suecia eh mais rica que a Dinamarca. A comecar pela propria estacao de trem, em Copenhague a estacao estava escura, suja e com a aperencia de muito velha. Em Malmo, uma estacao de trem mega futurista com leds nas paredes que acompanham o sentido do trem, elevadores que sobem e descem na diagonal e decoracao que parece ter saido de um dos Guerra nas Estrelas (e olha que a cidade eh um ovo!).

Nossa primeira providencia foi trocar o dinheiro. Aqui na Escandinavia, o dinheiro eh a Coroa (eles nao aderiram ao Euro, apesar de fazerem parte da Uniao Europeia), mas cada pais tem a sua. Algumas lojas aceitam as coroas dos outros paises, mas somente as notas. Depois do din-din trocado, comecamos a andar pela cidade e, como nao tinhamos pesquisado nada sobre ela pra saber o que fazer, resolvemos aplicar a nossa velha tatica: procurar o centro da cidade e partir pras fotos!

De volta a Copenhague, a temperatura pisou numa casca de banana e foi la no chao. Nao sei exatamente quanto estava, mas estava congelante. Tao congelante que tive que passar na H&M (tipo uma C&A, mas de luxo) e comprar um casacao. Tava com 50% de desconto e os dinamarqueses estavam loucos com a promocao. Ja o brazuca aqui ainda chorou na hora de pagar as 350 coroas que ele conseguiu suando no calor infernal do Brasil rs.

Agora ha pouco, fui pra o Common Room do albergue (sala onde as pessoas vao pra conversar) pra atualizar o blog e conheci duas alemas e um colombiano. Ficamos conversando ate agora (pra ser mais preciso, sao 3:36 da manha - 00:26 no Brasil). Adorei conhece-los e marcamos de tomar cafe da manha juntos, se eu conseguir acordar antes das 10:00 rs.

Ja decidi que vou voltar pra Suecia e Estocolmo sera meu proximo destino. Amanha vou a estacao comprar a passagem e devo reservar o albergue tambem. Pra encerrar a "Scandinavian leg", devo seguir pra Oslo. Se nao tivesse que estar em Cambridge no domingo, esticaria ate Helsinque na Finlandia, mas...

Ate agora foram 4 paises e 7 cidades. Quantos mais virao????

#beijomemandaemail

6 comments:

Gustavo Santão said...

A "Pequena Sereia" de fato é uma decepção. Mas quanto à troca da guarda, aconselho não perder a de nenhum desses países. Cada um tem suas peculiaridades. Se você tiver chance, não perca Estocolmo.

Gustavo Santão said...

Mas que roteiro hem! Adorei!

Taís said...

Hey, hey Arthur!!! Amiguinho qual é seu problema com gelo??? Primeiro foi a neve Novaiorquina e agora o mar sueco! Na volta a gente vai ter que tomar uma frozen pra vc me contar essa estória direito... hahahaha... Bjs ;)

Monika Rezende said...

Realmente, brasileiro no frio, não é ninguem, mas pelo menos, não andou perdendo mais nenhum trem!!!!!!
beijocas
Monika Rezende

Maria Lúcia said...

O seu itinerário improvisado está bem interessante. Bjs

Nathalie de Oliveira said...

Arthur, francamente, vc vai a Copenhague pra ver A Pequena Sereia??