Saturday 8 January 2011

From Stockholm to London

Oha, ate agora ja foram tantas cidades que eu chego ate a pensar quando acordo: to aonde mesmo, hein?!

Estocolmo foi uma surpresa bem grata. Inicialmente, eu achei que nao tivesse feito a escolha certa. Tudo muito caro, neve pra tudo que eh lado, um sistema de metro que te leva pra todos os lados - quando voce entende como funciona - e as coisas fechando as 8 da noite. Depois que eu assumi que era turista e que era mais do que ok cometer erros e pagar micos, pronto! Sem falar que as pessoas sao super simpaticas e dispostas a ajudar. Isso e o fato de todo mundo falar ingles perfeitamente, do lixeiro a familia real. Chegou ao ponto de eu me sentir em casa (a cada esquina que virava via alguem que poderia ser facilmente meu irmao ou irma. Era tanta loirisse...)
Acabei tambem descobrindo que se nao tivesse resolvido ir a Estocolmo tao do nada, poderia ter feito um passeio que vai ate Helsinki, na Finlandia. Seria o maximo riscar mais um pais no meu mapa, mas, da proxima vez nao passa. Ah sim, Estocolmo ja esta na lista de cidades que vou voltar no verao. Nao sei qual verao, mas eu vou!

Ja na terra da Elizabeth, estava meio sem vontade de estar em Londres. Depois que descobri como eh super facil viajar pela Europa, nao estava com vontade de ir a um lugar onde ja estive.
Logo que cheguei, me dei conta de que nao sabia onde era o albergue. Pior, nao tinha anotado o endereco - so sabia que ficava perto da Oxford Street. Junto comigo veio a chuva (nessa terra chove todo santo dia) somente pra me ajudar (imaginem a cena: eu, que nao sou nada atrapalhado, carregando uma mala quase do meu tamanho, a mochila ultra pesada das tralhas que andei acumulando pelo caminho, debaixo de chuva, com a lente dos oculos enxarcadas, sem conseguir ver um palmo a minha frente...). Nao foi nada agradavel!!!

Achei um cyber cafe pra poder ver no meu email o endereco do albergue. Esse cyber cafe era um tanto quanto engracado, o tipo de coisa que so se ve em Londres: assim que entrei, dei de cara com pessoas fazendo as unhas, cortando cabelo e um cheio fortissimo de cabeleireiro. Pensei: pronto! Estou no lugar errado. Entretanto, uma olhadinha mais ao fundo deu pra ver varios computadores e um carinha (chines!) instruindo-as sobre como acessar a internet. Pra ser rapido, me custou £1 por 30 min (dos quais somente usei 7).

O albergue que eu estou no momento eh otimo. Gente muito simpatica e um ambiente bem jovem com gente de todo lugar do mundo. Muitos brasileiros, mas acho que a maior parte das pessoas vem da China mesmo. Engracado que o albergue de Estocolmo era gerenciado por chineses... eles realmente estao em toda parte! Uma barra de "mars bars" pra quem adivinhar a nacionalidade dos meus primeiros colegas de quarto aqui desse albergue...

Algumas horas andando por Londres (ja de banho tomado, cheiroso e seco!) me fez lembrar que, de fato, adoro essa cidade. Incrivel como um lugar tao distante da minha casa e com habitos tao diferentes pode me fazer sentir em casa. Parece que conheco essa cidade melhor do que conheco o Rio. Hoje de manha, sai cedinho pra ir aos lugares mais bonitos da cidade e, acreditem, nao precisei nem olhar o mapa. Parece que eu ja sabia o que ia encontrar em cada esquina - e realmente sabia! rs
A unica coisa que nao gostei dessa vez foi que nao consegui ingresso pra ir ver "O Fantasma da Opera". Sempre que venho aqui ou vou a Nova York gosto de ver. Quem sabe nao dou uma escapadinha de Cambridge pra vir ver...

Comprei minha passagem pra Cambridge. Custou apenas £20,00. Amanha, la vou eu novamente pra outra cidade...

2 comments:

Monika Rezende said...

Olá Arthur!
Muito bom seus relatos...Estou acompanhando seu tour de longe, mas pela descrição parece que estou viajando junto! Viva a tecnologia!
beijocas
Monika Rezende

Monika Rezende said...
This comment has been removed by the author.